quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Uberlândia, Futsal e os Profissionais!


Com mais de 7 anos como treinador, venho colecionando vitórias, erros e colhendo aquilo que de minhas mãos são produzidas.
Nesse periódo todo, percebo quanto a cidade tem de melhor nesta modalidade. Uma cidade repleta de talentos e conquistas.

Minha observação vêm sendo em cima do crescimento que a cidade vêm acumulando com os atletas, são inumeros atletas revelados e pouquissimas oportunidades.

A cidade revela atletas pra quem?

No final do Interior sub 15, este ano de mais de 40 cidade do Interior de Minas, tinham 3 equipes de Uberlândia, no sub 17 duas equipes, no sub 20 estadual 1 e no Adulto também só uma.

Sem contar que o Praia Clube é atual Campeã da Taça Brasil sub 15

Percebe a crescente dos resultados quanto base, quantas categorias menores e quantas equipes adultas?

Quem termina o trabalho com esses atletas?

O Minas Tênis?

Que nós ultimos anos trabalhou com pelo menos 5 atletas da cidade nas suas equipes de competição.

Quantos atletas na cidade não poderia ser aproveitados?

A única equipe da cidade adulta, trabalha com pouquissimos atletas da base da cidade e contrata muitos jogadores, como em 2009, quase 8 jogadores de fora e uma colocação ruim na Liga Nacional de Futsal.

A cidade cresceu em atletas, e os clubes da cidade perderam em organização, equipes com ótimo técnicos, com diretorias amadoras, técnicos ruins e diretorias exelentes.

Gestores bebendo nos ginásios, atletas que "discutem" com treinadores e fazem o que querem.

Atletas que mais pagam pra treinarem do que recebem pra representarem etc.

Eu me incluo em muitas atitudes incorretas no processo.

Com todo respeito, os atletas clamam por estruturação.

A cidade perde, perde e muito.

Me lembro em 2009 um técnico até conceituado que expunha a equipe adversária como "bambi", a ridicularização do processo que deveria ser competição, educação etc.

Profissionalização, respeito e amor!

Que 2011 venha, venha com mais organização!

O futsal MERECE!
O Futsal PRECISA!

Um comentário:

  1. Caro Adriano, concordo que precisamos direcionar melhor os nossos jovens da base, pois os mesmos sonham com a profissão no Futsal. Acredito que o caminho seja a equipe adulta do Praia.

    Com relação à conduta, ética no Futsal e no esporte em geral, necessitamos aproximar mais os clubes que trabalham com a base para que sejam adversários e não inimigos.

    Uberlândia está crescendo não só no Futsal, mas no esporte em geral e, num futuro bem próximo, esse crescimento se refletirá também nas equipes adultas de competição.

    ResponderExcluir